CONTAGIARTE – Centro de Formação Cultural

DANÇAS AFRICANAS

Nós convidamos a libertar-se connosco com os movimentos tribais da mãe África. Trabalhamos com diferentes ritmos, coreografias originais e tradicionais, cânticos e expressão corporal da costa oeste de África (Guiné Conakry, Senegal, Mali e Burkina Faso), acompanhado por música ao vivo com Paulo das Cavernas e músicos da Escola Sementinha.

A magia em África revela-se numa união única do seu povo à mãe natureza sensibilizada  em seus rituais. Na crença de despertar unanimidade a seus pedidos através da dança, da música em rituais sagrados consoantes os acontecimentos (agricultura, pesca, solicitação de força e esperança, agradecimentos). O reconhecimento crescente da importância da cultura africana em novas partes do mundo nos fez compreender a beleza e as belas vibrações envolvente da Dança Africana. Assim, nos prontificamos para contribuir para o desenvolvimento de uma forte expressão da mesma promovendo a sua divulgação e inserção na sociedade numa mistura de sons, ritmos e movimentos tradicionais com o realce da espontaneidade dos corpos ligados a música, ao movimento, ao passado, ao presente, a voz, as suas raízes…

“Na dança africana os pés estão bem assentes na Terra, os saltos são leves como gazelas que exploram o Ar, os movimentos são explosivos e descoordenados como labaredas de Fogo e o nosso corpo flui como Água quando se movimenta num Espaço livre de expressarmos o que o nosso coração sente ao ritmo de um tambor. Este guarda as memórias das tradições e rituais e, faz despertar em nós sensações que nos estão esquecidas mas que estão no fundo do nosso coração.”;

“Era uma vez uma Sementinha que há muitos anos foi plantada na Mãe Terra. Hoje, ao ritmo do tambor, desperta sensações que estão esquecidas, mas que estão guardadas no fundo do nosso coração.”

Nível Iniciado

Terças-feiras; 20h30-22h00

Nível Intermédio

Quintas-feiras; 20h00-21h30

Mensalidade: 25 Eur / nível (15% de desconto no valor total de 2 ou mais oficinas ou 2 níveis da mesma oficina)
15% de desconto em pagamento Anual (época = 9 meses) | 10% de desconto em pagamento Trimestral

EVA AZEVEDO

bailarina , coreógrafa e professora de dança

O seu caminho artístico iniciou no Ballet Clássico, em 1983, e tem formação na área da Dança Africana a partir de 2002.  Realizou estágios intensivos no Senegal e  Guiné Conacry ( 2006), e em Burkina Faso2009, 2010 e 2011, sendo as duas últimas viagens apoiadas pela GDA- Gestão dos direitos dos artistas.

Formada na área da Dança Africana desde 2002, destacando as formações adquiridas com Marc Ndamou (Togo), Bóris eToni Tavares  (Cabo Verde), grupo Timbila Muzimba, Dyllu Matola e Rogério (Moçambique), Carlos Camara  (Ballet Nacional da Guiné Bissau),  Angelina Akpovo (Benin), Boyzie Cekwana (África do Sul), Abdoulaye Camará, Siré, Bouba Diakité, Mariam (Guiné Conacry). No estágio intensivo, em 2006, na Guiné Konacry estudou com o bailarino profissional Philipô. Em 2009, 2010 e 2011 em Burkina Faso, estudou dança tradicional africana e dança afrocontemporânea com Gerald Sanou Dossin, Sylvie Paulmier, Siribi Konaté, Dafra Keita, Yonogo Alidou. Emanuel Sedou, Noumoutie Reggae Ouattara, Coulibaly Cyprien, Karama Daouda, trabalhando com L´Association L´Etincelle, Espace de Danse Belle Ville, Centro Cultural Siraba e grupo Saramaya.

Iniciou profissionalmente como dançarina e coreógrafa de vários grupos em 2002.

Fundadora, bailarina e coreografa do grupo Semente e Projecto Sementinha. Neste momento trabalha como bailarina dos Madandza, contudo realizou anteriormente trabalhos com Djamboonda, Rootscaravan e Le Partisan. É professora de dança africana desde 2003, tendo fundado em 2005 a Escola Sementinha. É professora de Pilates desde 2008, e desde 2002 trabalha como monitora de dança africana e de “historias que dançam” para crianças, está relacionada com a realização de vários projectos educativos/ artísticos/ sociais. Em 2002 passou  a organizar, eventos e formações na área da dança e música africana; destacando o evento “Viagem de 24h a África!”, em parceria com CFC- Contagiarte.

Sentindo necessidade de alargar a sua  formação a outras áreas artísticas frequentou: dança oriental, capoeira, salsa, merengue, dança contemporânea, contacto / improvisação, dança aérea (dança do lençol), teatro, Butôh e Movimento Orgânico, destacando Paola Moreno, Pedro Carvalho, Toni Tavares, Amélia Bentes, Kurt Koegel, Jñaki Azpillaga, Joana Providência, Armelle Devigo.

Em 2005 sentiu a necessidade de aprender mais na área da pedagogia tirou um curso de Formação de Formadores no Instituto de Artes e Ciências; Curso de técnicas de Dança na Comunidade, organizado pelo Forum Dança e NEC e realizou um estágio profissional “Histórias com Dança” -  apoiado pelo N.E.C.; curso de Cardiofitness e Musculação no Holmes Place Training Academy, e está a finalizar o Curso de Pilates MATWORK LEVEL 1 no espaço Pilates Institute..

foto africanas (desbloquear imagens)

foto africanas (desbloquear imagens)

foto africanas (desbloquear imagens)

©HUGO LIMA

www.facebook.com/projectosementinha