A Oficina de Gaita-de-Foles, tem como por objectivo a instrução e sensibilização dos participantes para o instrumento em duas vertentes. A primeira, para iniciados, onde os participantes adquirem as noções básicas de Gaita-de-fole, com as quais poderão vir a conhecer outros instrumentos do género ou prosseguir um estudo mais aprofundado, aperfeiçoando as suas capacidades. A segunda, para aqueles que já sabem manejar o instrumento e pretendem aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Nível 1
Apresentação do instrumento (morfologia, escala, digitação); Definição e contextualização histórica do instrumento; Correcto manuseamento (postura física e tempero do fole); Noções teórico-práticas de afinação; Execução de repertório; Português e Galego; Introdução à ornamentação.
Nível 2
Avaliação da qualidade, do estado e do funcionamento dos instrumentos pessoais: materiais, fugas de ar, afinação, etc ; Postura física e tempero do fole; A articulação dos dedos e ornamentação; Afinação pessoal e de conjunto; Alargamento do repertório;
Gaita de Foles
Iniciados
Quintas-feiras: 18h15-19h45
Intermédios
Quintas-feiras: 20h00-21h30
Mensalidade: 30 Eur
Orientador: Ricardo Coelho
Fez a sua auto-aprendizagem em Gaita-de-foles, tendo sido acompanhado pela professora galega, Maria Xosé. Ao longo da sua carreira musical tem-se envolvido com diversos grupos musicais com estilos contrastantes como os Arrefole, os Gaia, ou Pulga na Palha. Actualmente participa nos grupos Lúmen , Pé na Terra, Míscaros, Bailebúrdia, Trovas d’amigo e Gaiteirus. Fundou e dirige o projecto Gaiteirus.com, que tem como propósito a divulgação do instrumento Gaita-de-Foles em Portugal.

