easy mobile web site generator

ESCRITA CRIATIVA

<< VOLTAR

A escrita não se ensina, mas aprende-se, com trabalho, disciplina, dúvidas e confrontos.
Porque a escrita é uma técnica e é expressão individual do eu, que organiza o mundo e o íntimo de quem escreve. Mais...

“A escrita é o desconhecido. Antes de escrever não sabemos nada do que vamos escrever. E com toda a lucidez.” 

Marguerite Duras, Escrever


Uma oficina de escrita criativa é um desafio partilhado em mergulhar no desconhecido através da palavra. Um mergulho que nos permite conhecermo-nos, conhecer o outro e conhecer o mundo. Com a leitura e a escrita de mãos dadas, começamos um trabalho minucioso de descoberta em que balançamos sistematicamente entre o estatuto de criadores e de criados. Usamos a palavra e ela usa-nos, por isso é um desafio. E para isso temos que possuir o domínio da língua, a abertura ao diálogo, a perseverança no ofício.

Neste curso vamos explorar sobretudo a construção narrativa, não estando de fora a possibilidade de outras modalidades textuais, num tempo em que as fronteiras entre os diferentes géneros tendem a esbater-se cada vez mais. Haverá lugar para a leitura e comentário de textos ou excertos, para o exercício da escrita criativa a partir de constrangimentos e para o debate sobre os mesmos.

Os temas mais especificamente abordados serão:

- As vozes do narrador

- O fio da intriga

- O desenho do espaço

- O curso do tempo

- A libertação da personagem


Finalmente, além do desafio, a oficina é também um compromisso, porque a escrita também o é. E assim se espera que, depois de uma sessão experimental, se decida ou não embarcar nesta aventura.

Sessão experimental (aula aberta) dia 31 de Março de 2018, no Orfeão de Matosinhos, na Rua Brito Capelo, nr.234, 1ºandar | Matosinhos (junto à estação de Metro "Brito Capelo")


INFORMAÇÃO GERAL          FORMADORA: ÂNGELA MARQUES 




Público: Geral M/16
Datas: Abril e Maio
Dia: sábados, das 10h às 13h
Condições: 55€ por mês
ou 95€ caso pague os dois meses de uma só vez




Local/Espaço Parceiro:
 Orfeão de Matosinhos

Rua Brito Capelo, 234, 1ºandar
(junto à estação de Metro - Brito Capelo)




Mais informações >>

NOTA BIOGRÁFICA DA FORMADORA

Ângela Marques, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1979, publicou poesia e recensões críticas em jornais e revistas. 

Em 2000 frequentou uma Oficina de escrita de Teatro, no Dramat, Teatro Nacional S. João, assim como várias oficinas de dramaturgia. Publicou a peça “Balancé”, Cadernos Dramat/Edições Cotovia, teve várias leituras encenadas de outras peças suas e foi a autora do texto do espectáculo da Acaro Companhia de Teatro, “Netline”, em 2003. Entre 2004 e 2012 orientou Oficinas de escrita criativa no Contagiarte/centro de formação cultural. 




Topo ^